Amanha irão largar esse lenço que já não devem ter ao peito. Esse lenço que um dia foi tao azul como o mar e agora ja está um pouco gasto, acinzentado como o céu. Contudo não deixa de ser possivel fazer comparaçoes com a natureza. Algo tão simples e puro. Nesse lenço, cada um de voces é capaz de identificar o caminho que percorreram. Caminho esse diferente do da pessoa que se encontra ao vosso lado. O lenço azul representa os altos e baixos, os risos e os choros, os dias calorentos, as noites friorentas e mal dormidas, o suor, os banhos, as musicas, as actividades, os objectivos, o sol, as estrelas, a lua, o caminho longo, o esforço, as gargalhadas, os amigos, as ruas, os jogos, as construçoes inacabadas, os nós mal feitos, os animais, as estranhas refeições.. e podia ficar aqui a enumerar muitas e muitas e muitas outras coisas, coisas que sinto falta e que tanto me fizeram crescer e aposto que a voces tambem. O vosso lenço azul simboliza para cada um sentimentos diferentes.
Também a forma de ver o escutismo varia de pessoa para pessoa. Apesar de pertencermos a um grupo é diferente a forma como cada um de nós vê o escutismo. O entusiamo que tem. O tempo que dedica. As expectativas...
Neste momento sinto que estou cada vez mais afastada de voces, sinto que o escutismo não me dá tanto quanto outras coisas me dão. Não me quero afastar, porque tenho a certeza que me vou arrepender. Não estou a aproveitar este ano como devia, pois é o meu ultimo ano. E como mais velha do grupo se calhar era importante transmitir-vos algumas coisas, contudo tambem não sinto um grande interesse do grupo relativamente a esse aspecto.
O lenço vermelho que amanha vão receber é sinal de responsabilidade, é sinal de trabalho, de dar sem receber em troca, é sinal de experiencia, de fogo, de objectivos pessoais.
Ser caminheiro é ser-se capaz de ir sempre mais alem do que nós axamos que aguentamos. É fazer sempre mais do que aquilo que somos capazes. É ver mais para além do que qualquer pessoa vê. É sentir-mo-nos realizados cada vzque fazms qualqe coia por alguem. É encarar a vida de frente sem medo de nos arrependermos. É confiar de tal forma em quem está ao nosso lado que somos capazes de fazer as coisas mais arriscadas da nossa vida. E muitas outras coisas, mas esta é apenas a minha opiniao, tenho a ceteza que a vossa é diferente ou se ainda nao a têm, se ainda não sabem o que é ser caminheiro, não se aprecem em descobrir. Vivam as coisas com calma, aproveitem cada segundo de cada actividade, cada minuto de cada conversa, cada musica á volta da fogueira ou de qualquer coisa que a substitua, cada gargalhada da piada mais seca que alguem mandou, cada sorriso que vos deram e cada sorriso que retribuiram. Tudo é importante. E sonhem, sonhem alto, voem muito, para quando chegarem ao fim nao se arrependerem de uma unica queda.. Tudo é gratificante. As coisas más vão tornar-se experiencias importantes que vos fizeram crescer.
E no grupo, não deixem os pardais mais fracos caír do ninho. Ensinem-os a voar ou apoiem aqueles que até têm vontade de voar mas por esta ou aquela razão não o conseguem fzer agora. Não deixem de acreditar em cada pessoa que está ao vosso lado ou que poderia estar.
Sejam um bando unido, que voa emconjunto para chegar ao mesmo prto. Ao mesmo objectivo.
Este bando deve passar todo todo pelas mesmas etapas mesmo que o significado seja diferente para cada um. Mesmo que a vontade seja maior ara uns do que para outros.
Por isso, como caminheiros devemos:
- Sonhar;
- Lutar;
- Crescer;
- Acreditar;
- Viver;
- Cantar;
- Rir;
- Voar;
- Ouvir;
- Valorizar;
- Amar;
- Falar.
Eu sei que nunca me irão desiludir, mas só vos peço uma unica coisa (que também depende muito ou maioritariamente de mim) NÃO ME DEIXEM DESISTIR DE VOAR...
Gosto muito de voces...
Boa sorte para amanhã, pois apesar de nao estar presente, acreditem que penso em voces e tenho orgulho nos novos lencinhos vermelhos que aí vem..
Obrigado por me deixarem fazer parte deste grupo.
Beijinho
Joana Alves